sexta-feira, 23 de agosto de 2013
“O mar, a mulher e o amor...”
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“Tem estado cheio de arrufos o mar (...) O oceano, quando irado, esbravejante, a um só tempo deslumbra e assombra: é ‘a beleza do horrível’. Mas, porque seja ele um símbolo da mulher – e portanto do amor – não perduram as fúrias do mar”. Na legenda desta foto, o editor de Beira-Mar combinava duas fantasias recorrentes na construção do gosto praiano: a estética do sublime, representada na violência das ressacas, e a associação das idéias de mar e de mulher, feita a partir da noção de inconstância. 13 de agosto de 1932, capa. (Acervo Fundação Biblioteca Nacional).
“Tem estado cheio de arrufos o mar (...) O oceano, quando irado, esbravejante, a um só tempo deslumbra e assombra: é ‘a beleza do horrível’. Mas, porque seja ele um símbolo da mulher – e portanto do amor – não perduram as fúrias do mar”. Na legenda desta foto, o editor de Beira-Mar combinava duas fantasias recorrentes na construção do gosto praiano: a estética do sublime, representada na violência das ressacas, e a associação das idéias de mar e de mulher, feita a partir da noção de inconstância. 13 de agosto de 1932, capa. (Acervo Fundação Biblioteca Nacional).